Resenha - Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

  Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte? Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?”

Jamais pensei que uma trilogia tão aclamada e popular em meio aos jovens pudesse me surpreender tanto. Confesso que senti medo em como a maioria da população põe Jogos Vorazes no topo de sua lista de livros favoritos, e nunca cheguei a pensar que o caso desta vez se aplicaria a mim. O livro de estréia da trilogia escrita por Suzanne Collins me marcou de todas as maneiras possíveis, arrancando não só lágrimas, mas uma imensa tristeza ao final da obra. 
 Posso dizer, com todas as letras, que Jogos Vorazes realmente merece todos os comentários positivos que recebeu ao redor do mundo.
A narração de Suzanne é em primeira pessoa, e todo o livro é descrito na visão da personagem principal, Katniss Everdeen. Katniss é uma personagem surpreendente, e se eu não houvesse me prendido tanto a sua marcante personalidade, com certeza não teria terminado o livro. Ela expõe muito bem cada detalhe do que ocorre ao seu redor, deixando claro seus sentimentos e destacando seus pontos fortes como a força, coragem, determinação e amor pela irmã. 

 Moradora do 12º distrito de Panem (geograficamente localizado no que conhecemos hoje por EUA), Katniss não teve medo de infligir as regras quando, depois da morte do pai, percebeu que este seria o único caminho para a sobrevivência de sua mãe e irmã. Graças ao aprendizado de ver seu pai caçar ilegalmente, ela aprendeu a usar um arco e flecha e manteve as caças como fonte de renda e de alimentação.
Katniss se vê em uma situação complicada ao ver sua pequenina irmã Prim, de apenas 12 anos, sendo sorteada como tributo para representar o Distrito 12 no dos reality show mais brutal que se possa imaginar: os Jogos Vorazes. Os jogos tem por objetivo mostrar o poder que a Capital tem sobre seu povo, castigando os 12 distritos que no passado se rebelaram e tentaram ganhar liberdade. Trata-se de um punição por esta revolta ocorrida a muitos anos, desde então, após a vitória da capital, todo ano é realizado uma edição dos Jogos Vorazes com representantes de todos os distritos, denominados tributos, menos da Capital é claro.
Desesperada frente a perspectiva de sua irmã, alguém que ela ama tanto, participar de algo tão mortal, Katniss se oferece para ir em seu lugar. Ela se junta a Peeta Mellark, o sorteado filho do padeiro, formando assim o casal de tributos do Distrito 12. Os dois são levados à Capital e começam os preparativos para o Grande Evento. Treinos, entrevistas, testes e muito luxo dão um tom surreal e um status de celebridade aos 24 tributos. 
Ao começo do grande evento, Peeta e Katniss iniciam uma relação de afeto que cresce cada vez mais ao passar de páginas. No entanto, sendo concorrentes na arena, somente um deles pode permanecer vivo.Jogos Vorazes foi uma leitura que me prendeu do começo ao fim, não só pela escrita sensacional de Suzanne Collins, como também incrível universo criado pela autora, que acompanha uma sequência de personagens que te cativam ainda que não se queira.
O livro é o primeiro de uma trilogia, onde os livros subsequentes são respectivamente: “Em Chamas” e “A Esperança”, todos publicados no Brasil pela editora Rocco. 


Classificação: ★★★★★                 

                                                                                                                       
                                                                                                                                                                                            

Um comentário:

  1. Eu li esse livro com baixas expectativas e me surpreendi MUITO! Se tornou um dos meus favoritos (:

    Beijos!

    ResponderExcluir